Contação de Histórias

Criar conexões emocionais entre a história contada e seus receptores 

Storrytelling

Storytelling é a capacidade de transmitir conteúdo por meio de enredo elaborado e de narrativa envolvente.
A técnica do Storytelling é fundamentado por 3 fatores, que precisam estar sempre em conjunto:

  1. Técnicas Narrativas: nesta etapa, são definidos os caminhos conceituais que sustentarão o conteúdo;
  2. Conteúdo Narrativo: parte mais conhecida e explorada do Storytelling, é o que dá vida à técnica;
  3. Fluidez: para uma história ser consistente, ela precisa ser contínua. Não busca ser interruptiva, mas sim criar experiências e momentos que aproximam suas audiências.

Instrumento lúdico de aprendizado

Os contos são inspirados pela necessidade presente de consciência ambiental, e são construídos integrando a ciência com educação ambiental e tradições ancestrais.

A arte, criatividade e simbolismos como forma de comunicar conceitos, princípios e conhecimentos ecológicos, permeados com a imaginação, mistérios, ensinamentos tradicionais sagrados, memórias e fantasias para apontar sobre a relação do ser humano, a natureza e o universo.

As histórias são narradas de forma lúdica e teatral, utilizando-se de gestos, corpo e coração, compondo  imagens no imaginário infantil que facilitem chegar ao entendimento do conteúdo trabalhado, para uma melhor compreensão do mundo. 

Aprender brincando, pensando, refletindo, inventando, rindo e descontraindo. A partir de contos originais, nutrindo a curiosidade, emoções e sentimentos que são fundamentais para a sensibilização, preservando, conectando, libertando ou despertando o ser/criança, ferramenta essa, maravilhosa, saudável e estimulante, desenvolvendo a harmonia física, emocional, espiritual e cognitiva.

Criar conexões e experiências mais profundas

Quando você conta uma história autêntica, você transmite o real significado da mensagem e induz a experiência do ouvinte no contexto proposto.

Simone Poletto

Narrativas instigantes com analogia ao meio ambiente x ser consciente

Obtenha memórias duradouras

Uma história bem narrada é capaz de criar uma conexão emocional com o espectador, que se vê na personagem.

Criação de conteúdo por idade

A primeira coisa a saber é que as histórias precisam estar adequadas ao público ao qual elas se destinam. Histórias contadas para adolescentes, por exemplo, são diferentes de histórias contadas para crianças do ensino infantil.

Sua mensagem transmitida

Qual é o conteúdo que você está querendo transmitir? O que essa história precisa entregar de aprendizado? As respostas a essas questões são a sua mensagem!

Ambientação da experiência

Para que os alunos visualizem a história contada, é necessário contextualizar onde acontece e descrevendo da maneira mais rica possível.

Personagens únicos

Toda história precisa de um ou mais personagens. O protagonista, é claro, terá o foco principal, e é nele que o ouvinte encontrará identificação. Para tornar tudo mais real, uma boa ideia é utilizar caracterização e até falar com tons de voz diferentes para cada personagem.

Jornada conectada ao meio ambiente

O protagonista precisa percorrer uma jornada com começo, meio e fim. Ao longo disso, ele deve se deparar com uma provação, uma questão a ser resolvida. 

Desfecho que induz a consciência ecológica

A história precisará de um desfecho. Nele acontecerá o desenlace de toda a jornada. Esse fechamento vem junto com a “moral da história”, o aprendizado que se tirou da provação vivenciada. Ele deve mostrar a evolução da personagem após toda a jornada percorrida.

Conte sua história com a Bio Consciência!